Caminhada espiritual e de desenvolvimento pessoal – Santiago de Compostela – 23 Junho a 1 de Julho 2020

DE VALENÇA DO MINHO A SANTIAGO DE COMPOSTELA –VARIANTE ESPIRITUAL

“Nossa vida é um caminho, quando paramos, não vamos para a frente”.
Papa Francisco

 A Variante Espiritual do Caminho Português a Santiago é uma rota alternativa que começa depois da cidade de Pontevedra, na Galícia, Espanha, que é onde os caminhos Central e da Costa se unem. É uma rota alternativa  pouco conhecida e difundida, sempre nos era apresentada como algo mágico e com muito encanto, que só alguns conheciam.

A peregrinação a Santiago de Compostela é uma das mais antigas peregrinações do mundo.

O Caminho atrai pessoas de todo o mundo por motivos espirituais, culturais ou desportivos. Sendo um itinerário de peregrinação com génese religiosa, muitos procuram nele o encontro com a espiritualidade.
Propomos uma caminhada que para alem do propósito individual que cada um terá, inclui também a conquista do desenvolvimento pessoal etapa após etapa. Para o efeito esta caminhada que designamos também de retiro é acompanhado com coaching.

Estaremos ao lado do grupo durante todas as etapas, guiando, orientando no sentido de tornar cada momento do caminho, um momento de aprendizagem para a vida. Cada uma das etapas vai ter por inspiração determinado tema que será personalizado a cada participante e trabalhado em conjunto no final do dia.

É neste ambiente de partilha e desenvolvimento do grupo que descobriremos caminhos através de bosques, vinhas e rios, paisagens naturais deslumbrantes que a natureza e a obra humana de outros tempos deixa a sua marca. Ainda encontraremos moinhos, fontes e mosteiros, lugares carregados duma energia transformadora e que cada um a tornará e sentirá de forma única.

Iniciamos a nossa caminhada no final do Caminho Português em Valença do Minho, seguindo pela Variante Espiritual, também conhecida como “Translatio”, a ORIGEM DE TODOS OS CAMINHOS, até ao nosso destino em Santiago de Compostela, num total de 129Km que faremos em 8 dias.

Chegada a Valença 18H, acomodação em Hotel 3* e apresentação dos “caminhantes”. Vamos conhecer-nos e partilhar indicações sobre a caminhada/retiro e definir intenções pessoais para o caminho.

De Valença do Minho a O Porriño (21,5 km)

  •  Partida às 7:00horas. Atravessaremos o rio Minho pela Ponte Internacional e em pouco tempo estaremos em Tui, onde encontraremos edificações históricas como a Catedral de Santa Maria, O convento de Las Clarissas e a Igreja gótica de Santo Domingo. Sairemos de Tui entre bosques e áreas pedonais, seguindo a maior parte do tempo pelas agradáveis margens do rio Louro.
  • Indice de dificuldade 6
estaca zero

De O Porriño a Redondela (16 km)

  • Partida às 7:00horas.- Veremos o nascer do sol no inicio da caminhada. Percurso marcado pela passagem por várias aldeias como Pazo de Mos. Descida ingreme a chegada de Redondela para tornar este percurso mais desafiante.
  • Indice de dificuldade 3

De Redondela a Pontevedra (18 km)

  • Partida às 8:00 horas. Sairemos de Redondela por caminhos secundários até Outeiro de Penas, um local dominado por uma paisagem linda sobre a Ria de Vigo. Segue-se Arcade conhecida pelas melhores ostras da Galiza. Seguiremos em direção ao nosso destino onde visitaremos o centro histórico bem recuperado, passando a linda paisagem montanhosa por campos, vinhas e pomares.
  • Indice de dificuldade 6

Pontevedra a Combarro (17 Km)

  • É nesta etapa que damos inicio ao percurso conhecido como variante espiritual. Teremos várias subidas que nos desafiarão fisicamente, mas compensada pelas paisagens de grande beleza para a ria de Pontevedra. Em Combarro desfrutaremos das tradições desta povoação com espigueiros (Horreos)junto à ria e o muito comércio de souvenirs potenciado pelos turistas pelo centro histórico de ruas estreitas vamos descobrir a Meigas e esplanadas para um merecido descanso.
  • Grau de dificuldade 7

Combarro a Ribadumia (13 km)

  • Percurso com Rota da Pedra e da Auga, ponto forte da variante Espiritual do Caminho Português. Segue as margens do rio Armenteira passando por 33 moinhos de agua desativados, mas bem conservados. O som do rio a acompanhar-nos é relaxante e inspirador para o propósito da caminhada. Antes de chegarmos ao nosso destino encontraremos imensas parreiras e terminaremos na Ponte de Arnelas, onde iremos repor energia.
  • Grau de dificuldade 4
etapa 5
etapa 6

Ribadumia a Vilanova de Arousa (17 Km)

  • Partimos em direção ao mar onde se encontra o destino desta etapa. Trajeto a seguir entre trilhos, estrada que atravessa algumas povoações e beira-ria até chegarmos ao nosso destino onde temos encontro marcado com o merecido descanso numa localidade com boa oferta de serviços.
  • Nivel de dificuldade 6

Vilanova de Arousa a Pontecesures (barco) e depois a pé a Santiago (26 Km)

  • Esta etapa inclui um percurso feito de barco numa rota pelo rio Arousa até o rio Ulla ligando Vilanova de Arousa a Pontecesures, denominado por Traslatio, em memoria ao percurso que levou os restos mortais do apóstolo Santiago a Compostela. Durante a viagem observaremos 17 cruzeiros centenários explicados pelo capitão do barco. Iniciaremos depois a segunda parte da etapa, percorrida caminhando, agora com a expetativa aumentada da chegada a Santiago.
  • Pela distancia a percorrer o nível de dificuldade física e mental é 8
  • Celebração do objectivo alcançado e das provas superadas. Confraternização, jantar.
etapa 7

Regresso a Valença do Minho

  • Manhã livre em Santiago de Compostela compartida para Valença pelas 15H em autocarro.

benefícios:

1. :: Faz descobrir o que realmente desejamos… SUCESSO

2. :: Ajuda a realizar METAS e SONHOS

3. :: Permite uma boa definição de OBJETIVOS

4. :: Ajuda a descobrir VALORES essenciais

5. :: Ajuda em ações de MUDANÇA

6. :: Faz rever CAMINHOS e DESEJOS

7. :: Para avaliar e ter DOMÍNIO na SUA VIDA

8. :: Promove a definição de tarefas e MOTIVA a cumpri-las

9. :: Ajuda a identificar OBSTÁCULOS

10. :: Permite uma DESCOBERTA interior e identificação de COMPETÊNCIAS

11. :: Fortalece a CONFIANÇA

12. :: Mantém o FOCO e leva à AÇÃO

13. :: Desperta a ALEGRIA e o PRAZER DE VIVER

INFORMAÇÃO ADICIONAL

  1. É essencial preparar-se fisicamente para o Caminho. O nível de dificuldade varia, mas quanto maior for a preparação e resistência física melhor poderá usufruir do propósito desta caminhada. O sofrimento se não nos prepararmos física e mentalmente. Para fazer um caminho com sucesso, 35% do trabalho é físico e os restantes 65% são trabalho mental. Estaremos ao seu lado para ajudarmos a descobrir como tudo pode ser simplificado e mágico durante este percurso.a. Faça passeios curtos inicialmente e comece a aumentar progressivamente a distancia. Se possível alterne entre passeios de montanha para se habituar a subidas e descidas, praticando com frequência até ver que domina as distancias que temos planeadas.b. Faça passeios com a mochila carregada para se habituar ao peso, ao mesmo tempo que ajuda a perceber qual o seu essencial a transportar.
  2. Vestuário
    a. Use vestuário adaptado para a época em que faremos a caminhada, tendo em conta a possibilidade de chuva mesmo sendo verão. O truque de usar varias camadas de roupa ligeira e de secagem rápida, funciona muito bem.b. Leve boné ou chapéu para evitar a luz direta do sol sobre a cabeça prevenindo assim insolaçõesc. Use um bastão ou stick de caminhada, pois ajuda a dar apoio nos terrenos mais difíceis e ajuda na postura.
  3. Calçado
    a. Use botas de montanha ou de trekking ajustadas ao pé, de tecido leve e impermeável permitindo a respiração. As botas protegem os tornozelos de lesões e facilitam a caminhada em áreas de pedra e lama.b. Leve ainda chinela de dedo tipo havaiana ou sandália para cuidar e “arejar” os pés aquando das paragens de descanso.c. Use meias de caminhada sem costuras, anti-bolhas.d. Nunca use calçado novo na caminhada.
  4. Mochila
    a. Procure uma mochila confortável, leve bem-adaptada ao corpo do tipo anatómico com cintos na cintura e peito e bolsos laterais e superior.b. Evite que faça atrito no corpo através das correias ou cintos da mochila.
  5. Alimentação e hidratação
    a. Leve consigo barritas energéticas e agua durante as etapas com menos apoio de serviços.
  6. Documentação
    a. Cartão de cidadãob. Cartão de Saúde Europeu
  7. Valor e informação adicional
    a. Numero limite de participantes – 10b. Custo do programa:i. em quarto individual – 760€ii. em quarto duplo (partilhado) – 650€c. Serviços incluídos:i. 8 noites em hotel de 2/3* ou similarii. serviço de transporte de bagagemiii. seguro de acidentes pessoaisiv. caderneta de peregrino

    v. viagem de autocarro no regresso a Valença

    vi. organização, homeopatia e coaching

    vii. Guia/Manual de trabalho

ATENÇÃO – Inscrição de interesse em participar não vinculativa.

Nota: A efectivação é condicional a confirmação posterior, dependendo das condições do decretado pelo Estado em função da situação Pandemica que estamos a assistir.

Actividades Recentes